top of page

O XV SITRAER será realizado no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São Luís, no mês de Outubro entre os dias 24 e 26 do ano de 2016.

 

Os principais objetivos do XV SITRAER (2016) são:

(i) promover a integração entre pesquisadores acadêmicos e a indústria e

(ii) ampliar o intercâmbio de informações sobre o tema Transporte Aéreo. Por meio do XV SITRAER (2016), também se pretende promover discussões sobre: Tráfego Aéreo e Infraestrutura Aeroportuária.

 

 

 

 

Histórico do IFMA

 

 

 

Local do Evento 

No ano de 1989, a Escola Técnica Federal do Maranhão foi transformada pela Lei nº 7.863 em Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (CEFET-MA), adquirindo também a competência para ministrar cursos de graduação e de pós-graduação. Esse período de transformação em CEFET propiciou o crescimento da instituição no Estado e levou à criação da Unidade de Ensino Descentralizada de Imperatriz (UNED).  No ano de 1994, a Lei Federal nº 8.984 instituiu no país o Sistema Nacional de Educação Tecnológica, abrindo caminho para que as Escolas Agrotécnicas Federais também reivindicassem sua integração ao sistema, o que efetivamente só ocorreu em 1999.

Endereço:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Maranhão, IFMA

Local: Auditório do IFMA "Teatro Viriato Corrêa" - Campus Monte Castelo.

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 4 - Monte Castelo, São Luís - MA, 65030-005.

Telefone: (98) 3261-9800.

A história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) começou a ser construída no início do século XX. No dia 23 de setembro de 1909, por meio do Decreto nº 7.566, foram criadas as Escolas de Aprendizes Artífices nas capitais dos Estados. Elas surgiram com o intuito de proporcionar às classes economicamente desfavorecidas uma educação voltada para o trabalho. A Escola de Aprendizes Artífices do Maranhão foi instalada em São Luís no dia 16 de janeiro de 1910.

 

Em meio a mudanças provocadas pelas disposições constitucionais que remodelaram a educação do país, no ano de 1937 a Escola de Aprendizes Artífices do Maranhão passou a ser chamada de Liceu Industrial de São Luís. Nesse período, a instituição funcionava no bairro Diamante.

 

Ampliação no Estado do Maranhão

 

Em 2006, na intenção de alavancar o desenvolvimento do interior do país, por meio do incremento dos processos de escolarização e de profissionalização de suas populações, o governo federal criou o Plano de Expansão da Educação Profissional – Fase I, com a implantação de escolas federais profissionalizantes em periferias de metrópoles e municípios distantes dos centros urbanos.

No ano seguinte, veio a fase II, com o objetivo de criar uma escola técnica em cada cidade-polo do país.   A intenção era cobrir o maior número possível de mesorregiões e consolidar o compromisso da educação profissional e tecnológica com o desenvolvimento local e regional.

Criação dos Institutos Federais

 

O crescimento do sistema trouxe a necessidade de sua reorganização.  Para isso foram criados em dezembro de 2008 os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. No Maranhão, o Instituto integrou o Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (CEFET-MA) e as Escolas Agrotécnicas Federais de Codó, São Luís e São Raimundo das Mangabeiras.

 

Hoje, o IFMA possui 26 campus (três em fase de implantação), três campus avançados, três núcleos avançados e um Centro de Vocação Tecnológica (em fase de implantação) distribuídos por todas as regiões do Maranhão. A instituição oferece cursos de formação inicial de trabalhadores, cursos técnicos de nível médio, cursos da educação profissional e tecnológica, cursos de graduação de licenciatura em química, física, matemática, biologia e informática, presenciais e a distância, cursos de engenharia industrial mecânica e elétrica, curso de engenharia civil, bacharelado em sistemas de informação e pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado em engenharia de materiais e em física.

bottom of page