top of page

O núcleo de origem da SBTA foi o antigo GTA, Grupo de Transporte Aéreo, formado por alunos da pós-graduação da Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica do ITA. 

 

Basicamente, foram três os idealizadores do que seria a futura SBTA: o Engenheiro Milton Valdir de Matos Feitosa, o economista Alessandro Vinícius Marques de Oliveira e o Engenheiro Érico Soriano M. Santana. A idéia básica do GTA era a de juntar esforços dos alunos de pós-graduação em transporte aéreo e aeroportos do ITA, no sentido de estimular eventos, debates acadêmicos e entre profissionais do setor, de forma a alavancar a produção científica de qualidade.

 

Já em 1999, dois marcos são estabelecidos para o fortalecimento do grupo criador da SBTA: o lançamento do Seminário de Transporte Aéreo (que mais tarde passou a se chamar I SITRAER), em 21-22 de outubro, e a criação da lista de discussão do GTA, em 8 de novembro.

 

O ano de 2000 marcou a consolidação da idéia do Seminário, com o lançamento do II SITRAER, que, como o primeiro, foi marcado pela qualidade dos debates (que impressionou a todos na platéia), e foi marcado por uma inovação: a introdução de apresentações de artigos científicos de alunos da área.

  

Dentre as pessoas que contribuíram para a realização do I e II SITRAER, destacaram-se: Érico Soriano Martins Santana, Adival Magri Jr., Adriana Arioli, Cristiani de Araújo Siqueira, Erik Alexander Jenichen, Janaína Rizzi, Marcelo Baena Moreno, Marcelo Sáfadi Alvares, Marcius Mendonça Gomes de Souza, Marcos Ramon Flores Curiel, Rodrigo Lugon, Vinicius Roberto Silveira Filho, Douglas Targa, Erika Spoljaric, Leonardo Oliveira Meneses, Milton Valdir de Matos Feitosa, Rogéria Eller.

2001 marcaria o ano do mais ambicioso projeto do então já amadurecido grupo de alunos do GTA: a realização do III SITRAER, que seria o maior e mais organizado dos eventos já promovidos. Infelizmente, algumas autoridades, descontentes com o mix de palestrantes para o evento, arbitrariamente resolveram determinar o seu cancelamento. Esta decisão causou a virtual dissolução do GTA, dado que a maioria dos alunos se mostrou desanimada a encampar novas iniciativas deste porte.

2001, por outro lado, marcou a criação de um segundo núcleo de pessoas engajadas na construção de uma entidade científica independente e sólida para o transporte aéreo nacional: o Conselho Moderador da lista de discussão do GTA. Convocado pelos criadores do GTA, com o intuito de se promover uma desvinculação do ITA, este grupo inclui Hygino Rolim (CNS-ATM/DECEA), Rodrigo Coelho (Unicamp), Paulo Almeida (Embraer) e Guilherme Lohmann Palhares (Victoria University of Wellington). 

Foi a partir do Conselho Moderador da Lista de Discussão do GTA que nasceu e se consolidou a idéia da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo. Esta foi criada em 3 de dezembro de 2002 por ato do Conselho Gestor (ex-Conselho Moderador)
.

bottom of page